-Beem Viindoos Galera !!! *-*

Geente o Blog não é só paraa usoo escoolar, neele também voou poostar váriias coisas interresantes que não sejam somente para professores,alunos e etc...
Espeeroo que goostem muitoo *------*


segunda-feira, 4 de julho de 2011

SOCIOLOGIA - 2° BIMESTRE.

Sociedade Agrária
As sociedades agrárias caracterizam-se por sua conformassem em forma de unidades relativamente iguais entre si, fechadas ao exterior (ainda que usualmente prontas a receber pessoas sem grupo de pertence), baseadas em laços de parentesco (não necessariamentebiológico, senão definido como os que compartilham a vida comunal e pertencem à trama de laços sociais definidos nestes termos), que podem ou não ser submetidas a extração de excedentes por parte de um Estado.
Nas sociedades agrárias aumentou o nível de complexidade e desigualdade social com respeito às prévias formaçõesnómadas. Esta tendência à diferenciassem de seus membros entre si, com base em desiguais capacidades de labore e qualidade diferenciada da terra apropriada, estava estimulada ademais pelos contínuos avanços tecnológicos, que permitiam ter um maior controle sobre a natureza e dariam pé a um maior grau de variabilidade nas formas de organização social.

Sistemas agrícolas

Existem dois tipos, o intensivo e o extensivo.
A agricultura comercial visa à produção de renda financeira através da produção de plantas e animais que são demandados no mercado. Utiliza o sistema intensivo, com a utilização de máquinas e fertilizantes, tem uma tecnologiade ponta, acarretando em altos índices de produtividade.
A agricultura de subsistência é aquela que produz alimento suficiente para as necessidades do proprietário da terra, e sua família. Utiliza o sistema extensivo, com técnicas comoqueimada, utiliza a mão-de-obra, acarretando em um baixo índice de produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário