Atividade 1 (apostila)
Gnosiológico: teoria geral do conhecimento humano, voltada para uma reflexão em torno da origem, natureza e limites do ato cognitivo, freq. apontando suas distorções e condicionamentos subjetivos, em um ponto de vista tendente ao idealismo, ou sua precisão e veracidade objetivas, em uma perspectiva realista; gnoseologia, teoria do conhecimento.
Marxistas:Sistema filosófico criado por Karl Max,base teórica do sitema políticoe econômico do socialismo.O marxismo parte da premissa de que o caráter geral dos processosda vida social é fundamentalmente determinado pelo modo de produção da vida material.
Estruturalismo: Teoria linguística que considera a língua como um conjunto estruturado, em que as relações definem os termos.
Tendência comum a várias ciências humanas (psicologia, etnologia etc.), que visa a definir um fato humano em função de um conjunto organizado e dar conta desse último através de modelos matemáticos.Neopositivistas: Movimento filosófico que agrupa diversas doutrinas e que trata do progresso científico e da pesquisa de uma linguagem lógica e axiomatizada. (Principais representantes: M. Schlick, R. Carnap, H. Reichenbach.)
Renascentistas: Que diz respeito à época da Renascença.
Filológicos:Relativo à filologia: estudos filológicos.
Escolásticos: Relativo à escolástica medieval.Diz-se de doutrinas ou pensadores dogmáticos e antiquados.Filósofo ou teólogo cujo pensamento segue a escolástica.
Sofistas: O termo "sofista" significa "partidário da sabedoria", mas foi adquirindo um sentido pejorativo, pois seus opositores afirmavam que estes filósofos corrompiam a juventude com seus principios democráticos. Os sofistas também eram chamados de "filósofos de rua", pois percorriam as cidades fazendo discursos eloqüentes e conferências sobre diversos assuntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário