-Beem Viindoos Galera !!! *-*

Geente o Blog não é só paraa usoo escoolar, neele também voou poostar váriias coisas interresantes que não sejam somente para professores,alunos e etc...
Espeeroo que goostem muitoo *------*


segunda-feira, 4 de julho de 2011

ATIVIDADE DE FILOSOFIA - 2° BIMESTRE


Atividade 1 (apostila)

Ontológico:Pensamento filosófico e idealista que explica a existência de Deus de modo real quando pela lógica é impossível

Gnosiológico: teoria geral do conhecimento humano, voltada para uma reflexão em torno da origem, natureza e limites do ato cognitivo, freq. apontando suas distorções e condicionamentos subjetivos, em um ponto de vista tendente ao idealismo, ou sua precisão e veracidade objetivas, em uma perspectiva realista; gnoseologia, teoria do conhecimento.

Marxistas:Sistema filosófico criado por Karl Max,base teórica do sitema políticoe econômico do socialismo.O marxismo parte da premissa de que o caráter geral dos processosda vida social é fundamentalmente determinado pelo modo de produção da vida material.

Estruturalismo: Teoria linguística que considera a língua como um conjunto estruturado, em que as relações definem os termos.
Tendência comum a várias ciências humanas (psicologia, etnologia etc.), que visa a definir um fato humano em função de um conjunto organizado e dar conta desse último através de modelos matemáticos.

Neopositivistas: Movimento filosófico que agrupa diversas doutrinas e que trata do progresso científico e da pesquisa de uma linguagem lógica e axiomatizada. (Principais representantes: M. Schlick, R. Carnap, H. Reichenbach.)

Renascentistas: Que diz respeito à época da Renascença.

Filológicos:Relativo à filologia: estudos filológicos.

Escolásticos: Relativo à escolástica medieval.Diz-se de doutrinas ou pensadores dogmáticos e antiquados.Filósofo ou teólogo cujo pensamento segue a escolástica.

Sofistas: O termo "sofista" significa "partidário da sabedoria", mas foi adquirindo um sentido pejorativo, pois seus opositores afirmavam que estes filósofos corrompiam a juventude com seus principios democráticos. Os sofistas também eram chamados de "filósofos de rua", pois percorriam as cidades fazendo discursos eloqüentes e conferências sobre diversos assuntos.

MAPA CONCEITUAL DE FILOSOFIA - 2 ° BIMESTRE.

TIPOS DE SOCIEDADES (SOCIOLOGIA) - 2° BIMESTRE



Sociedade Civil:
Se refere à totalidade das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, por oposição as estruturas apoiadas pela força de um estado.
Nos dias de hoje, o termo sociedade civil é freqüentemente utilizado por críticos e ativistas como uma referência às fontes de resistência ao domínio da vida social que devem ser protegidas da globalização. Isto ocorre porque ela é vista como atuando além das fronteiras e através de diferentes territórios.
Sociedade Agrária:
 Possuíam grandes partes de terras, eram desenvolvidos e divididos em camadas sociais. Nesta sociedade não existiam a propriedade privada, todas as terras pertenciam ao Estado, onde controlavam a produção das aldeias, coordenando ou não as construções de importantes obras. As sociedades agrárias por terem desenvolvidos o avanço, eles dominaram as comunidades vizinhas, onde cobravam tributos e serviços.
Sociedade Industrial:
 É o processo socioeconômico que visa transformar uma área da sociedade inicialmente retrógrada em uma fonte de maior riqueza e lucro. Por meio da implantação de um maquinário próprio em indústrias de todos e quaisquer tipos, o qual substitui algumas funções antes exercidas pelo homem, muitas vezes produzindo mais do que esses, o processo de industrialização impulsiona uma gradual urbanização e crescimento demográfico na região em que ocorre. Suas principais características são: grande aumento na divisão de trabalho, grandes progressos em produtividade industrial e agrícola e crescimento rápido da renda per capita, da classe média e do padrão de consumo.
Sociedade de massa: A partir dos anos 60, o termo sociedade de massa é caracterizado para definir uma sociedade trabalhada e desenvolvida pelas tecnologias da informação e da comunicação. Antes era um termo que gerava controvérsia entre a discussão a respeito da natureza das coisas e da modernidade da mídia.
Sociedade da Informação:
 É um termo - também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surgiu no fim do Século XX, com origem no termo globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.
A sociedade não é um elemento estático, muito pelo contrário está em constante mutação e como tal, a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis. Alguns autores identificam um novo paradigma de sociedade que se baseia num bem precioso, a informação, atribuindo-lhe várias designações, entre elas a Sociedade da Informação.
Sociedade Pós-Industrial:
 No contexto da evolução sociocultural, é o nome proposto para uma economia que passou por uma série de mudanças específicas, após o processo de industrialização. A sociedade pós-industrial formada por três esferas distintas social, política e cultural, onde o axial principal é a tecnologia tem como principal atividade o processamento de informação com base nas Telecomunicações e computação e tem como princípios o valor - conhecimento em contraponto com o valor - trabalho da era industrial.


MAPA CONCEITUAL DE SOCIOLOGIA - 2 ° BIMESTRE.

SOCIOLOGIA - 2° BIMESTRE.

Sociedade Agrária
As sociedades agrárias caracterizam-se por sua conformassem em forma de unidades relativamente iguais entre si, fechadas ao exterior (ainda que usualmente prontas a receber pessoas sem grupo de pertence), baseadas em laços de parentesco (não necessariamentebiológico, senão definido como os que compartilham a vida comunal e pertencem à trama de laços sociais definidos nestes termos), que podem ou não ser submetidas a extração de excedentes por parte de um Estado.
Nas sociedades agrárias aumentou o nível de complexidade e desigualdade social com respeito às prévias formaçõesnómadas. Esta tendência à diferenciassem de seus membros entre si, com base em desiguais capacidades de labore e qualidade diferenciada da terra apropriada, estava estimulada ademais pelos contínuos avanços tecnológicos, que permitiam ter um maior controle sobre a natureza e dariam pé a um maior grau de variabilidade nas formas de organização social.

Sistemas agrícolas

Existem dois tipos, o intensivo e o extensivo.
A agricultura comercial visa à produção de renda financeira através da produção de plantas e animais que são demandados no mercado. Utiliza o sistema intensivo, com a utilização de máquinas e fertilizantes, tem uma tecnologiade ponta, acarretando em altos índices de produtividade.
A agricultura de subsistência é aquela que produz alimento suficiente para as necessidades do proprietário da terra, e sua família. Utiliza o sistema extensivo, com técnicas comoqueimada, utiliza a mão-de-obra, acarretando em um baixo índice de produtividade.